ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS MARCAÇÃO DE EXAMES SISREG: EXAMES DE SANGUE, CONSULTA, RX, TOMOGRAFIA, ORTOPERDISTA, CARDIOLOGISTA, USG: OBSTETRICA, MAMOGRAFIA, DERMATOLOGISTA. MARCAÇÃO EXAMES PARTICULARES MARCAÇÃO DE CONSULTAS PARTICULARES RECEBIMENTO E ENVIO DE BIOPSIA ENTREGA DE RESULTADOS DE EXAMES CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DE CARTÃO SUS RECEBIMENTO E ENVIO DE CITOLOGIA SISCAN O serviço é realizado de segunda a sexta Horário: das 07:00 às 13:00. Acompanhamento do sistema SISREG O serviço é realizado de segunda a sexta por AUXILIAR ADMINISTRATIVO. Por ordem de chegada. Horário: das 07:00 às 13:00. Solicita-se os serviços através de agendamento por meio dos Agentes Comunitários de Saúde ou pelo próprio paciente, familiares presencialmente ou través do whatsapp da Secretaria de Saúde. - Documentação necessária: - RG, COMPROVANTE DE RESIDENCIA, CARTÃO SUS E CPF; - Etapas do atendimento: Acolhimento; - Atendimento pelo profissional responsável; - Atendimento por ordem de chegada; - Horário de funcionamento: DIA HORÁRIO SEGUNDA-FEIRA 07:00 AS 13:00 TERÇA-FEIRA 07:00 AS 13:00 QUARTA-FEIRA 07:00 AS 13:00 QUINTA-FEIRA 07:00 AS 13:00 SEXTA-FEIRA 07:00 AS 13:00 - Localização da unidade: RUA CARLOS LACERDA – CENTRO. - Profissionais que compõem a equipe: Deyvison Santos de Medeiros – SISREG e Marcação de consultas e exames
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Marcilene dos Santos Xavier – SISREG e Marcação de consultas e exames Wezyla Monique da Silva – Cartão SUS e entrega de resultados de exames Maria Maura Correia dos Santos – SISCAN; Recebimento e envio de citologia.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS ASSESSORIA DO GABINETE DA SECRETARIA SERVIÇOS OFERECIDOS Processos de pagamento. Solicitações de férias. Solicitações de diárias. Solicitação de lista de compras para o almoxarifado municipal. Solicitação de processos de contratos de aluguéis. Solicitação de TFD. Solicitação de Processos licitatórios Protocolo de processos Empenhos e liquidação Ofícios Solicitação de compra para empresas Assessoria do gabinete da secretaria PEDIDOS DE PAGAMENTO O serviço é realizado de segunda a sexta; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Documentação necessária: Nota fiscal, CND’s, contas bancárias para pagamento e quando necessário, orçamentos. SOLICITAÇÃO DE FÉRIAS O serviço é realizado de segunda a sexta; Atendimento presencial; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Documentação necessária: RG, CPF cargo e ano de referência. SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS O serviço é realizado de segunda a sexta; Atendimento presencial; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Documentação necessária: RG, CPF, cargo, conta bancária, objetivo, confie ou ofício do evento, local e comprovante de residência. SOLICITAÇÃO DE COMPRAS PARA O ALMOXARIFADO MUNICIPAL O serviço é realizado de segunda a sexta; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Solicitação do responsável para UBS ou setor. SOLICITAÇÃO DE PROCESSOS DE CONTRATOS DE ALUGUÉIS
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O serviço é realizado de segunda a sexta; Atendimento presencial; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Recebimento de envio de documentação e solicitação de contratação para o setor competente; Documentação necessária: documento do Imóvel, laudo técnico do Imóvel feito pelo engenheiro, documentos pessoais do dono do imóvel, certidões de regularidade municipal, federal e trabalhista. SOLICITAÇÃO DE COMPRAS PARA O ALMOXARIFADO MUNICIPAL O serviço é realizado de segunda a sexta; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Documentação necessária: Solicitação emitida pela Assistente Social, frequência mensal, RG, CPF, cartão SUS, conta bancária e comprovante de residência (paciente e acompanhante. SOLICITAÇÃO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS O serviço é realizado de segunda a sexta; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Envio de solicitação ao setor competente de itens a serem licitados. ASSESSORIA AO GABINETE DA SECRETARIA DE SAÚDE O serviço é realizado de segunda a sexta; Atendimento presencial; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Trabalho interno. EMPENHOS E LIQUIDAÇÃO O serviço é realizado de segunda a sexta; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Trabalho interno. SOLICITAÇÃO DE COMPRAS PARA EMPRESAS O serviço é realizado de segunda a sexta; Horário: das 07:00 às 13:00 horas; Trabalho interno; Envio de ordem de fornecimento ao fornecedor. OFÍCIOS O serviço é realizado de segunda a sexta; Trabalho interno;
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Horário: das 07:00 às 13:00 horas. PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Carlos Eduardo Santana Silva Emanuelle Joyce dos Santos
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇOS AOS USUÁRIOS Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Atenção Primária à Saúde Serviços: Planejamento e monitoramento na execução das ações estratégicas da Atenção Primária à Saúde, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Apoio técnico às equipes das Unidades de Saúde, promovendo educação permanente, capacitações e reuniões de acompanhamento. Acompanhamento dos indicadores de saúde do município, monitorando o desempenho das equipes, os dados do e-SUS/PEC, SISAB e outros sistemas de informação. Organização e coordenação do processo de territorialização e cadastramento das famílias, assegurando a cobertura e o vínculo das equipes com a população. Supervisão do funcionamento das Equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Equipes Multiprofissionais, garantindo a integralidade da assistência. Apoio a implantação e qualificação dos protocolos de atenção e fluxos assistenciais, assegurando o acesso e a continuidade do cuidado. Acompanhamento do funcionamento da agenda das unidades, buscando otimizar o acesso aos serviços e reduzir filas de espera. Promoção da integração com outros setores da saúde, como vigilância em saúde, assistência farmacêutica, saúde mental, saúde da mulher, saúde da criança e redes de atenção. Articulação de ações intersetoriais, especialmente com educação, assistência social e meio ambiente, visando a promoção da saúde no território. Condução de reuniões periódicas com as equipes e gestores locais, fortalecendo o planejamento ascendente e a participação dos profissionais. Colaboração na elaboração e revisão de documentos institucionais, como protocolos, planos de ação, relatórios e instrumentos de gestão (como o Plano Municipal de Saúde). Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidades e equipes vinculadas ao serviço de Atenção Primária à Saúde: UNIDADE EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Centro de Saúde Olho d’Água do Casado Endereço: Rua Carlos Lacerda, s/n. Centro. Equipe Urbana I Equipe Urbana II Equipe Assentamento Nova Esperança Segunda à sexta-feira: 8h às 12h 13h às 17h 18h às 22h Unidade Básica de Saúde Josias José dos Santos Endereço: Comunidade Consolo Equipe Alto da Boa Vista Segunda à sexta-feira: 8h às 14h Com atendimento da equipe de Saúde da Família às quartas e sextas. Unidade Básica de Saúde Alto da Boa Vista Endereço: Comunidade Poços Salgados Equipe Alto da Boa Vista Segunda à sexta-feira: 8h às 14h Com atendimento da equipe de Saúde da Família às terças e quintas. Unidade de apoio Assentamento Nova Esperança Endereço: Assentamento Nova Esperança, Vila II. Equipe Assentamento Nova Esperança Segunda à sexta-feira: 8h às 14h Com atendimento da equipe de Saúde da Família às terças e quartas. Unidade de apoio Patativa Endereço: Comunidade Patativa Equipe Assentamento Nova Esperança Terça-feira (a cada 15 dias) das 8h às 14h com atendimento da equipe de Saúde da Família. Unidade de apoio Itatiaia Endereço: Comunidade Itatiaia. Equipe Assentamento Nova Esperança Segunda à sexta: 8h às 14h Com atendimento da equipe de Saúde da Família às terças feiras (a cada 15 dias). SERVIÇOS DISPONÍVEIS E OFERTADOS NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOÇÃO À SAÚDE Aconselhamento para introdução da alimentação complementar na criança, de acordo com as diretrizes vigentes. Consulta para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança (pesar, medir e avaliar o desenvolvimento registrando na caderneta da criança). Estímulo à adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, controle do álcool, tabaco e outras drogas, entre outros. Promoção de alimentação e hábitos saudáveis na criança e no adolescente. Promoção do envelhecimento ativo e saudável. Promoção e apoio ao aleitamento materno exclusivo até 6 meses e continuado até 2 anos ou mais e manejo de problemas relacionados à lactação. Promoção, aconselhamento e cuidado integral à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes: orientação individual e em grupos de métodos contraceptivos; gestão de risco; oferta e dispensa de insumos de prevenção e testes rápidos. Execução do Programa Saúde na Escola. ATENÇÃO E CUIDADOS CENTRADOS NO ADULTO E NO IDOSO Cuidados e Atenção à Saúde da Mulher Assistência ao pré-natal da gestante e do parceiro, com utilização da Caderneta da Gestante. Assistência no período do puerpério. Assistência à mulher no período do climatério. Abordagem em saúde sexual e reprodutiva: orientação individual e em grupos de métodos contraceptivos; gestão de risco; oferta e dispensação de insumos de prevenção e testes rápidos. Manejo de problemas ginecológicos mais comuns: sangramento uterino anormal, miomatose, corrimento vaginal (abordagem sindrômica) e dor pélvica. Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra mulheres, violência sexual, intrafamiliar e de gênero, em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública. Manejo de problemas mamários comuns relacionados à lactação. Rastreamento para neoplasia de colo uterino e acompanhamento da mulher com diagnóstico de câncer do colo uterino. Rastreamento para neoplasia de mama e acompanhamento da pessoa com diagnóstico de câncer de mama. CUIDADOS E ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO Atendimento domiciliar para pessoas idosas restritas ao lar ou com dificuldade de mobilidade, incluindo informações, orientações de saúde, aconselhamento e apoio aos familiares/cuidadores. Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra idosos, em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública. Prevenção de acidentes domésticos, quedas e fraturas. Prevenção, identificação, tratamento e acompanhamento de distúrbios nutricionais no adulto e idoso.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENÇÃO E CUIDADOS CLÍNICOS EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Acompanhamento de adultos e idosos em cuidados integrados e continuados, incluindo cuidados paliativos, com orientação aos familiares/cuidadores. Atendimento à demanda espontânea com avaliação de risco para adultos e idosos. Acompanhamento de pessoas com doenças relacionadas ao trabalho. Atendimento domiciliar de pessoas em situação de restrição ao leito/acamados, com impossibilidade de locomoção, assim como em situações com indicação de avaliação domiciliar pós-óbito ou de resistência ao tratamento. Prevenção, busca ativa, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com hanseníase. Prevenção, rastreamento de sintomáticos respiratórios, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com tuberculose (tratamento de primeira linha, tratamento diretamente observado, rastreamento em sintomáticos respiratórios e busca de contatos de pacientes com tuberculose pulmonar). Prevenção, identificação e aconselhamento em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Prevenção, identificação, aconselhamento e tratamento em relação ao tabagismo. Prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com diagnóstico de sífilis, hepatites virais, outras IST e da pessoa vivendo com HIV Rastreamento de neoplasia de cólon e reto em pessoas entre 50 e 75 anos. Rastreamento e identificação de risco cardiovascular global (RCVG) visando à realização de escore para estratificação de risco cardiovascular. Identificação, manejo e acompanhamento da pessoa com diabetes mellitus (DM). Identificação, manejo e acompanhamento da pessoa com hipertensão arterial sistêmica (HAS). Manejo e acompanhamento da pessoa com doenças cardiovasculares: doença arterial periférica, doença aterosclerótica, dor torácica, insuficiência cardíaca, palpitações e arritmias crônicas, varizes, síndrome pós-trombótica. Manejo e acompanhamento da pessoa com condições endocrinológicas mais prevalentes: hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos de tireoide, obesidade e dislipidemia. Manejo de pessoas com parasitoses intestinais. Manejo e acompanhamento de pessoas com exposição e agravos a doenças negligenciadas, como raiva, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose (visceral e cutânea). Manejo de arboviroses (dengue, zika, febre amarela e chikungunya). Manejo das condições mais prevalentes do aparelho digestivo: dispepsia, refluxo gastroesofágico, alterações de hábito intestinal, gastroenterites, hemorroidas e outras doenças orificiais, dor abdominal, esteatose hepática, alterações laboratoriais hepáticas. Manejo de doenças crônicas respiratórias mais prevalentes: Asma, DPOC, tosse crônica, apneia obstrutiva do sono, dispneia, nódulos pulmonares. Manejo das condições neurológicas mais frequentes: cefaleia, síndromes demenciais, síndrome do túnel do carpo, epilepsia, acidente vascular encefálico, doença de Parkinson, vertigem, paralisia facial.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Manejo das condições musculoesqueléticas mais prevalentes: lombalgia, cervicalgia, osteoartrite, dor no ombro, bursite/tendinite, dor no quadril, problemas de mãos/ punhos, dor no joelho, patologias do tornozelo e pé, disfunção temporomandibular (DTM), fibromialgia, osteoporose, gota. Manejo das condições geniturinárias mais prevalentes: doença renal crônica (pacientes renais crônicos não transplantados), infecção urinária, litíase renal, hiperplasia prostática benigna, incontinência urinária. Manejo das condições hematológicas mais prevalentes no âmbito da APS: anemia, anemia falciforme, linfonodomegalia periférica, leucopenia, leucocitose, trombocitopenia, trombocitose. Manejo das condições mais prevalentes em dermatologia: acne, celulites, dermatites, erisipela, escabiose, feridas, furúnculo, herpes simples, herpes zoster, hiperidrose, intertrigo, larva migrans, micoses, miliária, nevos, pediculose, piodermites, doenças das unhas, psoríase, tungíase, urticária, verrugas. Manejo das condições mais prevalentes em oftalmologia: conjuntivite, hordéolo e calázio e blefarite. Manejo das condições mais prevalentes em otorrinolaringologia: vertigem, rinossinusite, otite, hipoacusia, amigdalite bacteriana, obstrução nasal, apneia do sono, labirintopatia, epistaxe. Manejo das condições mais prevalentes em alergia e imunologia: rinite alérgica, eczemas alérgicos, urticária/angioedema, alergia à picada de insetos, alergias alimentares, alergia a medicamentos. Identificação e manejo da pessoa em situação de sofrimento psíquico e com transtornos mentais mais prevalentes: sofrimento emocional e tristeza, transtornos depressivos, de ansiedade, do espectro obsessivo-compulsivo e/ou pós-traumático, transtornos por uso de substâncias (álcool, tabaco e drogas ilícitas), transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do humor bipolar, transtornos psicóticos e ações de prevenção ao suicídio e automutilação. ATENÇÃO E CUIDADOS CENTRADOS NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE Prevenção, identificação, tratamento e acompanhamento de situações relacionadas a distúrbios nutricionais (baixo peso, desnutrição, sobrepeso e obesidade). Rastreamento em saúde da criança: triagem neonatal (teste do pezinho). Suplementação nutricional (vitaminas, minerais) quando indicado. Prevenção, busca ativa, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da criança e adolescente com hanseníase. Prevenção, rastreamento de sintomáticos respiratórios, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e investigação de contactantes da criança e adolescente com diagnóstico de tuberculose. Acompanhamento da criança com microcefalia / zika vírus. Prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da criança e adolescente com sífilis, hepatites virais, HIV e outras ISTs. Prevenção, identificação, aconselhamento e tratamento em relação ao tabagismo. Prevenção, identificação e aconselhamento em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra crianças e adolescentes, em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública. Acompanhamento de crianças e adolescentes com necessidades de cuidados paliativos, oferecendo orientações aos familiares/cuidadores e demonstrando o que pode ser realizado para conforto da criança/adolescente. Atendimento domiciliar de crianças e adolescentes acamadas, com impossibilidade de locomoção, em algumas situações pós-óbito ou de resistência ao tratamento. Identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes com deficiências físicas e/ou mentais. Identificação e manejo de problemas de crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência. Atendimento à demanda espontânea com avaliação de risco. Atendimento de urgências/emergências para crianças e adolescentes. Identificação e manejo dos problemas mais comuns do recém-nascido e lactente: cólicas do lactente, regurgitação e vômitos, constipação intestinal, monilíase oral, miliária, dermatite das fraldas, impetigo, dermatite seborreica, icterícia, problemas do umbigo, hérnia inguinal e hidrocele, testículo retido, displasia do desenvolvimento do quadril Identificação e manejo de condições graves de saúde em crianças menores de 2 meses: convulsões, letargia/flacidez, esforço respiratório (tiragem subcostal, batimento de asas do nariz, apneia), gemido/estridor/sibilância, cianose central, palidez intensa, distensão abdominal, peso < 2000g, enchimento capilar lento (>2s), pústulas ou vesículas na pele, manifestações de sangramento (equimoses, petéquias e/ou hemorragias), secreção purulenta do ouvido ou da conjuntiva. Identificação e manejo dos problemas mais comuns na infância: asma, deficiência de ferro e anemia, parasitoses intestinais, febre, infecções de vias aéreas superiores, excesso de peso em crianças, diarreia aguda, rinite alérgica, eczemas alérgicos, urticária/angioedema, alergia à picada de insetos. Atendimento aos agravos prevalentes na adolescência: atraso puberal, puberdade precoce, acne, dor escrotal (criptorquidismo, torção testicular, epididimite, varicocele), ginecomastia puberal, dismenorreia, obesidade, vulvovaginites. Identificação, manejo e acompanhamento do adolescente com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e/ou com dificuldades na acuidade visual. Manejo das doenças crônicas respiratórias mais prevalentes. Atendimento e escuta do adolescente em qualquer situação, mesmo desacompanhado, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Identificação, acompanhamento e atenção integral à adolescente gestante e puérpera. Identificação, acompanhamento e manejo de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico incluindo ações de prevenção ao suicídio com adolescentes PROCEDIMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Administração de medicamentos por via intradérmica, intramuscular, nasal, ocular, otológica, oral, parenteral, retal, subcutânea e tópica. Aferição, monitoramento de pressão arterial e realização de glicemia capilar. Realização do parto em casos de urgência / emergência, quando não houver possibilidade de remoção para serviços mais adequados em tempo oportuno.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Busca ativa de faltosos e contactantes/parcerias de pessoas com doenças transmissíveis. Sondagem vesical (de alívio e de demora). Cirurgia de unha (cantoplastia). Coleta de material para realização do citopatológico cérvico uterino. Colocação de imobilização provisória (bandagens e enfaixamentos). Cuidados com estomas (digestivos, urinários e traqueais). Curativos simples e curativos complexos com ou sem coberturas especiais. Desbridamento Drenagem de abscesso. Drenagem de hematoma subungueal. Estesiometria (teste de sensibilidade). Exérese de calosidades. Exérese de cistos, lipomas e nevos. Vacinação / administração de vacinas. Inalação com espaçador e nebulímetro. Inserção e retirada de DIU. Acompanhamento e cuidados a pessoas em tratamento com oxigenioterapia domiciliar. Realização de Prova do Laço para avaliação de pessoas com quadro clínico suspeito de dengue. Remoção de cerume de conduto auditivo externo (lavagem otológica). Retirada de pontos. Retirada/remoção de corpo estranho. Suturas de lesões superficiais de pele. Tamponamento da epistaxe. Terapia de reidratação oral. Teste rápido para hepatite B Teste rápido para hepatite C Teste rápido para HIV Teste rápido para sífilis Tratamento de feridas Tratamento de miíase furunculoide Tratamento/cuidado da pessoa com queimaduras Utilização de referência e contrarreferência como ferramentas para o compartilhamento do cuidado com os demais serviços da rede de atenção, bem como os serviços de apoio assistencial, como o Telessaúde. Verificação de sinais vitais (temperatura (preferencialmente axilar), frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e dor) ATENÇÃO E CUIDADOS RELACIONADOS À SAÚDE BUCAL - ODONTOLOGIA Procedimentos de Promoção e Prevenção em Saúde Bucal Ação coletiva de aplicação tópica de flúor gel. Ação coletiva de escovação dental supervisionada. Aplicação tópica de flúor (individual por sessão). Atendimento odontológico da gestante. Atividade educativa / orientação em grupo na atenção primária. Consulta/atendimento domiciliar.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Orientação de higiene oral. Orientação de higienização de próteses dentárias. Procedimentos Clínicos Acesso a polpa dentária e medicação (por dente). Aplicação de selante (por dente). Atendimento de urgência odontológica na APS. Capeamento pulpar. Curativo de demora com ou sem preparo biomecânico. Exodontia de dente decíduo. Exodontia de dente permanente. Gengivectomia. Primeira consulta odontológica programática. Profilaxia e remoção de placa bacteriana Pulpotomia dentária Raspagem e alisamento subgengivais por sextante. Raspagem, alisamento e polimento supragengivais por sextante. Restauração de dente decíduo posterior. Restauração de dente decíduo anterior. Restauração de dente permanente anterior. Restauração de dente permanente posterior. Retirada de pontos de cirurgias básicas de pele/anexo e mucosas (boca e anexos). Selamento provisório de cavidade dentária. Tratamento de alveolite. Tratamento de pericoronarite. Tratamento inicial do dente traumatizado. Tratamento restaurador atraumático (TRA). Observação: - Os serviços estão disponíveis de acordo com o horário de funcionamento da unidade de saúde e com o cronograma de cada equipe de Saúde da Família. - As unidades localizadas em comunidades rurais funcionam em horário corrido de atendimento (8h às 14h). - Na impossibilidade da realização de algum procedimento nas unidades rurais por falta de estrutura ou insumos, os usuários serão encaminhados para a realização do procedimento no Centro de Saúde. - O Centro de Saúde também funciona com atendimento médico e de enfermagem em horário noturno (18h às 22h) para atendimentos de urgência e emergência, evitando o deslocamento da população para serviços em outros municípios. - Além do funcionamento de segunda à sexta-feira, o Centro de Saúde funciona aos finais de semana (sábado e domingo) com técnicos de enfermagem em regime de plantão de 24h para atendimentos de demanda espontânea para aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e realização de curativos na unidade e domiciliares.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Forma de acesso aos serviços: Por agendamento com a equipe de saúde ou por demanda espontânea; Encaminhamento via Agente Comunitário de Saúde; Atendimento presencial nas unidades; Documentação necessária: Cartão SUS e/ou CPF. Responsáveis: Carla Janayne Souza Barreto – Coordenação APS Maria Juliana dos Santos Leite Inocêncio – Direção Centro de Saúde Fellipe Barros Vieira – Coordenação Saúde Bucal.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS SAÚDE BUCAL CENTRO DE SAÚDE OLHO D’ÁGUA DO CASADO - EQUIPE URBANA 01 O serviço é realizado de segunda, terça, quarta, quinta e sexta pelo cirurgião-dentista; O prazo para atendimento é de 30 minutos; Horário: das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00; Procedimentos e visitas domiciliares realizadas por agendamento ou demanda livre. AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA O serviço é realizado de segunda a sexta por médico, enfermeira e Dentista, conforme cronograma. DIA HORÁRIO PROGRAMAÇÃO SEGUNDA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA LIVRE/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA LIVRE TERÇA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h VISITA DOMICILIAR TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA LIVRE/URGÊNCIA QUARTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA LIVRE/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h ATIVIDADE PSE QUINTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA LIVRE/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA LIVRE SEXTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h VISITA DOMICILIAR TARDE – 13:00 às 17:00h VISITA DOMICILIAR PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Everton Souza de Oliveira – Cirurgião-dentista. Maria Luzinária dos Santos – ASB CENTRO DE SAÚDE OLHO D’ÁGUA DO CASADO - EQUIPE URBANA 02 O serviço é realizado de segunda, terça, quarta, quinta e sexta pelo cirurgião- dentista; O prazo para atendimento é de 30 minutos;
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Horário: das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00; Procedimentos e visitas domiciliares realizadas por agendamento ou demanda livre. AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA O serviço é realizado de segunda a sexta por médico, enfermeira e Dentista, conforme cronograma. DIA HORÁRIO PROGRAMAÇÃO SEGUNDA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h VISITA DOMICILIAR TARDE – 13:00 às 17:00h VISITA DOMICILIAR TERÇA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h REUNIÃO EQUIPE TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA QUARTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h ATIVIDADE PSE TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA QUINTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA SEXTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h GESTANTES PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Fellipe Barros Vieira – Cirurgião-dentista. Ely Klênia Fernandes Silva – ASB UBS ASSENTAMENTO NOVA ESPERANÇA O serviço é realizado de segunda, terça, quarta, quinta e sexta pelo cirurgião-dentista; O prazo para atendimento é de 30 minutos; Horário: das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00; Procedimentos e visitas domiciliares realizadas por agendamento ou demanda livre. AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA O serviço é realizado de segunda a sexta por médico, enfermeira e Dentista, conforme cronograma.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA HORÁRIO PROGRAMAÇÃO SEGUNDA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h REUNIÃO COM A EQUIPE TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA LIVRE TERÇA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA LIVRE/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA LIVRE/URGÊNCIA QUARTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA LIVRE/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA QUINTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h ATIVIDADES PSE TARDE – 13:00 às 17:00h VISITA DOMICILIAR SEXTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h VISITA DOMICILIAR TARDE – 13:00 às 17:00h VISITA DOMICILIAR PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Jéssika Júlia Silva de Souza – Cirurgiã-dentista. UBS ALTO DA BOA VISTA O serviço é realizado de segunda, terça, quarta, quinta e sexta pelo cirurgião-dentista; O prazo para atendimento é de 30 minutos; Horário: das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00; Procedimentos e visitas domiciliares realizadas por agendamento ou demanda livre. AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA O serviço é realizado de segunda a sexta por médico, enfermeira e Dentista, conforme cronograma. DIA HORÁRIO PROGRAMAÇÃO SEGUNDA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h REUNIÃO COM A EQUIPE TARDE – 13:00 às 17:00h VISITA DOMICILIAR TERÇA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE QUARTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h ATIVIDADES PSE QUINTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA SEXTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h REUNIÃO COM A EQUIPE PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Suenice Cândido de Medeiros – Cirurgiã-dentista. Joice da Conceição – ASB CENTRO DE SAÚDE OLHO D’ÁGUA DO CASADO Especialidades odontológicas: cirurgia bucomaxilo facial, prótese(lrpd), odontopediatria, endodontia e radiologia. DIA HORÁRIO PROGRAMAÇÃO TERÇA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h CIRURGIA E PRÓTESE TARDE – 13:00 às 17:00h RADIOLOGIA QUARTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h CIRURGIA TARDE – 13:00 às 17:00h ODONTOPEDIATRIA QUARTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h DEMANDA AGENDADA/URGÊNCIA TARDE – 13:00 às 17:00h ATIVIDADES PSE QUINTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h CIRURGIA SEXTA-FEIRA MANHÃ – 08:00 às 12:00h RADIOLOGIA/ENDODONTIA TARDE – 13:00 às 17:00h ENDODONTIA PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Eduardo Vinícius Oliveira Jatobá – Cirurgião-dentista.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS EQUIPE E-MULTI SERVIÇOS OFERECIDOS FISIOTERAPIA GERAL - MEDIDAS DE CADEIRA DE RODAS PSICOLOGIA FONOAUDIOLOGIA NUTRICIONISTA ASSISTENTE SOCIAL FISIOTERAPIA OS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. HORÁRIO: 08h00min ÀS 12h00min E DAS 13h00min ÀS 17h00min; DOCUMENTÇÃO NECESSÁRIA PARA AGENDAMENTO/ATENDIMENTO: OBS: (O AGENDAMENTO É REALIZADO PELA COORDENADORA DA E-MULTI) ENCAMINHAMENTO MÉDICO; CARTÃO SUS. O PRAZO MÉDIO APÓS AGENDAMENTO, PARA ATENDIMENTO: SETE DIAS. LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE: CENTRO DE SAÚDE OLHO D’ÁGUA DO CASADO. PRIORIDADES DE ATENDIMENTO: CONFORME A LEI 10.408 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000. PROFISSIONAIS QUE COMPÕE A EQUIPE/FUNÇÃO: IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA - FISIOTERAPEUTA GERAL SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA - COORDENADOR PSICOLOGIA OS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. HORÁRIO: 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min. DOCUMENTÇÃO NECESSÁRIA PARA AGENDAMENTO/ATENDIMENTO: OBS: (O AGENDAMENTO É REALIZADO PELA COORDENADORA DA E-MULTI)
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCAMINHAMENTO MÉDICO CARTÃO SUS O PRAZO MÉDIO APÓS AGENDAMENTO, PARA ATENDIMENTO: SETE DIAS LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE: CENTRO DE SAÚDE OLHO D’ÁGUA DO CASADO PRIORIDADES DE ATENDIMENTO: CONFORME A LEI 10.408 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000. PROFISSIONAIS QUE COMPÕE A EQUIPE/FUNÇÃO: DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICA FONOAUDIÓLOGO OS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS QUARTA-FEIRA - HORÁRIO: 08h00min ÀS 12h00min. QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA - HORÁRIO: 08h00min ÀS 12h00min E DAS 13h00min ÁS 17h00min. DOCUMENTÇÃO NECESSÁRIA PARA AGENDAMENTO/ATENDIMENTO: OBS: (O AGENDAMENTO É REALIZADO PELA COORDENADORA DA E-MULTI) Encaminhamento médico; Cartão SUS. O PRAZO MÉDIO APÓS AGENDAMENTO, PARA ATENDIMENTO: Sete dias. LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE: Centro de Saúde Olho d’Água do Casado. PRIORIDADES DE ATENDIMENTOS: CONFORME A LEI 10.408 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000. PROFISSIONAL QUE COMPÕE A FUNÇÃO: Luiz Barros Filho – FONOAUDIÓLOGO. NUTRICIONISTA OS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS SEGUNDA E TERÇA-FEIRA - HORÁRIO: 08h00min ÁS 12h00min E DAS 13h00min ÁS 17h00min.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE QUARTA-FEIRA - HORÁRIO: 08h00min ÁS 12h00min. DOCUMENTÇÃO NECESSÁRIA PARA AGENDAMENTO/ATENDIMENTO: OBS: (O AGENDAMENTO É REALIZADO PELA COORDENADORA DA E-MULTI) Encaminhamento médico; Cartão SUS. O PRAZO MÉDIO APÓS AGENDAMENTO, PARA ATENDIMENTO: Sete dias. LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE: Centro de Saúde Olho d’Água do Casado. PRIORIDADES DE ATENDIMENTOS: CONFORME A LEI 10.408 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000. PROFISSIONAL QUE COMPÕE A FUNÇÃO: Alessandra Maria de Souza Amorim – NUTRICIONISTA. ASSISTENTE SOCIAL OS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - HORÁRIO: 08h00min às 12h00min e das 13h00min ÁS 17h00min. DOCUMENTÇÃO NECESSÁRIA PARA AGENDAMENTO/ATENDIMENTO: OBS: (O AGENDAMENTO É REALIZADO PELA COORDENADORA DA E-MULTI) Encaminhamento médico; Cartão SUS. O PRAZO MÉDIO APÓS AGENDAMENTO, PARA ATENDIMENTO: Sete dias. LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE: Centro de Saúde Olho d’Água do Casado. PRIORIDADES DE ATENDIMENTOS: CONFORME A LEI 10.408 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000. PROFISSIONAL QUE COMPÕE A FUNÇÃO: Ana Rute Prata Santos Bezerra – ASSISTENTE SOCIAL.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CRONOGRAMA MENSAL O CRONOGRAMA É ELABORADO CONFORME REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA EQUIPE, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES CASO HOUVER NECESSIDADE. DIA HORÁRIO PROFISSIONAL MANHÃ DAS 8:00 AS ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA ALESSANDRA MARIA DE SOUZA AMORIM 12:00 SEGUNDA- TARDE FEIRA DE 13:00 AS 16:00 ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA ALESSANDRA MARIA DE SOUZA AMORIM TERÇA-FEIRA MANHÃ ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA ALESSANDRA MARIA DE SOUZA AMORIM DAS 8:00 AS 12:00 TARDE DE 13:00 AS 16:00 ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA ALESSANDRA MARIA DE SOUZA AMORIM MANHÃ ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA ALESSANDRA MARIA DE SOUZA AMORIM LUIZ BARROS FILHOS
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DAS 8:00 AS 12:00 QUARTA- TARDE ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA FEIRA DE 13:00 AS 16:00 MANHÃ ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA LUIZ BARROS FILHOS DAS 8:00 AS 12:00 QUINTA- TARDE ANA RUTE PRATA SANTOS BEZERRA DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO IZABELA PALOMA DE OLIVEIRA SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA LUIZ BARROS FILHOS FEIRA DE 13:00 AS 16:00 SEXTA-FEIRA MANHÃ DAS 8:00 AS 12:00 DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA LUIZ BARROS FILHOS TARDE DENISE CORREIA CAVALCANTE- PSICÓLOGA CLINICO SÁTIRA GEDALVA MACHADO TEIXEIRA LUIZ BARROS FILHOS DE 13:00 AS 16:00
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA SERVIÇOS OFERECIDOS FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDICA FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA FISIOTERAPIA CARDIO RESPIRATÓRIA FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA FISIOTERAPIA GERIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA DOMICILIAR FISIOTERAPIA OS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - HORÁRIO: 08h00min ÁS 12h00min E DAS 13h00min ÁS 17h00min. DOCUMENTÇÃO NECESSÁRIA PARA AGENDAMENTO/ATENDIMENTO: OBS: (O AGENDAMENTO É REALIZADO PELA COORDENADORA DA E-MULTI) ENCAMINHAMENTO MÉDICO CARTÃO SUS O PRAZO MÉDIO APÓS AGENDAMENTO, PARA ATENDIMENTO: SETE DIAS LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE: CENTRO DE SAÚDE OLHO D’ÁGUA DO CASADO PRIORIDADES DE ATENDIMENTO: CONFORME A LEI 10.408 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000. PROFISSIONAIS QUE COMPÕE A EQUIPE/FUNÇÃO: MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO ALMEIDA- FISIOTERAPEUTA GERAL ALICE NOGUEIRA GONÇALVES- FISIOTERAPEUTA GERAL CRONOGRAMA MENSAL O CRONOGRAMA É ELABORADO CONFORME REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA EQUIPE, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES CASO HOUVER NECESSIDADE. SEGUNDA-FEIRA MANHÃ DAS 8:00 AS 12:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR)
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR) TERÇA-FEIRA MANHÃ DAS 8:00 AS 12:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR) TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR) QUARTA-FEIRA MANHÃ DAS 8:00 AS 12:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR) TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR) QUINTA-FEIRA MANHÃ DAS 8:00 AS 12:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR) SEXTA-FEIRA MANHÃ DAS 8:00 AS 12:00 ALICE NOGUEIRA GONÇALVES MARCIO BEZERRA DE SOUZA FILHO(DOMICILIAR)
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS PSICOLOGIA INFANTIL SERVIÇOS OFERECIDOS PSICÓLOGA INFANTIL PSICOLOGIA OS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - HORÁRIO: 13h00min ÁS 17h00min. DOCUMENTÇÃO NECESSÁRIA PARA AGENDAMENTO/ATENDIMENTO: OBS: (O AGENDAMENTO É REALIZADO PELA COORDENADORA DA E-MULTI) ENCAMINHAMENTO MÉDICO CARTÃO SUS O PRAZO MÉDIO APÓS AGENDAMENTO, PARA ATENDIMENTO: SETE DIAS LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE: CENTRO DE SAÚDE OLHO D’ÁGUA DO CASADO PRIORIDADES DE ATENDIMENTO: CONFORME A LEI 10.408 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000. PROFISSIONAIS QUE COMPÕE A EQUIPE/FUNÇÃO: ALCIONE PATRÍCIA MELROS DE OLIVEIRA RIOS - PSICÓLOGA INFANTIL DUANE SILVA RANGEL DE MELO - PSICÓLOGA INFANTIL CRONOGRAMA MENSAL O CRONOGRAMA É ELABORADO CONFORME REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA EQUIPE, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES CASO HOUVER NECESSIDADE. DIA HORÁRIO PROFISSIONAL SEGUNDA- FEIRA TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALCIONE PATRÍCIA MELROS DE OLIVEIRA RIOS DUANE SILVA RANGEL DE MELO
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TERÇA-FEIRA TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALCIONE PATRÍCIA MELROS DE OLIVEIRA RIOS DUANE SILVA RANGEL DE MELO QUARTA-FEIRA TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALCIONE PATRÍCIA MELROS DE OLIVEIRA RIOS DUANE SILVA RANGEL DE MELO QUINTA-FEIRA TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALCIONE PATRÍCIA MELROS DE OLIVEIRA RIOS DUANE SILVA RANGEL DE MELO SEXTA-FEIRA TARDE DE 13:00 AS 16:00 ALCIONE PATRÍCIA MELROS DE OLIVEIRA RIOS DUANE SILVA RANGEL DE MELO
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS ASSISTENTE SOCIAL SERVIÇOS OFERECIDOS Ações Assistenciais Ações em Equipe Ações Socioeducativas Ações de Mobilização, Participação e Controle Social Ações de Investigações, Planejamento e Gestão AÇÕES ASSISTENCIAIS O serviço é realizado de segunda a sexta; Atendimento presincial; Demanda espotânea; Informação e orientação aos usuários do SUS referentes a garantia dos seus direitos; O prazo para atendimento é de 30 minutos; Horário: das 07:00 ás 13:00; Demanda espontânea. AÇÕES EM EQUIPE Atendimento presencial; Reuniões com as equipes de saúde da família e equipe multi (planejamento e execução das atividades) e grupo intersetorial, acompanhamento da equipe do ambulatório de saude mental; Reuniões com agendamento; Horário: das 07:00 ás 13:00. AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS Palestras em escolas - PSE, sala de espera; Atividades coletivas com grupos de gestantes, idosos, adolescentes; Com agendamento prévio; Horário: conforme agendado previamente com os grupos. AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL Mobilização social em comunidades, incentivando a participação social nos movimentos para efetivação das políticas públicas, principalmente da área da saúde; Assessoria ao CMS; Horário: conforme combinado e agendado. AÇÕES DE INVESTIGAÇÕES, PLANEJAMENTO E GESTÃO Elaboração de Planos e Projetos de Ação do Serviço Social; Registrar as ações realizadas com a elaboração de relatórios periódicos, a fim de possibilitar a análise e avaliação do plano de ação;
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Participar da gestão das unidades de saúde de forma horizontal, procurando garantir a inserção dos diversos segmentos na gestão; Horário: das 07:00 as 13:00 PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Ana Rute Prata Santos Bezerra – Assistente Social – CRESS/AL 1353.
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Olho d’água do Casado - AL, por se tratar de uma atenção “básica”, trabalha de acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME, que é uma publicação do Ministério da Saúde com os medicamentos utilizados para combater as doenças mais comuns que atingem a população brasileira, onde adaptamos para compor a REMUME, q é a relação municipal de medicamentos, estes dispensados no município pela Farmácia Básica municipal e Postos de Saúde e a Portaria GM/MS nº 2.001, de 3 de agosto de 2017, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de Assistência Farmacêutica é realizado de segunda a sexta, das 8:00 às 12:00h e das 13:00 às 17:00h na farmácia básica municipal, localizado na Rua Carlos Lacerda, S/N - Centro. Segue planilha dos seguintes serviços ofertados: SERVIÇOS OFERTADOS Seleção de medicamentos e correlatos Programação de medicamentos e correlatos Aquisição de medicamentos e correlatos Aquisição de medicamentos junto ao componente estratégico (SESAU) Recebimento materiais e medicamentos Conferir entrega de produtos, registrar, protocolar e entregar notas fiscais Armazenamento de materiais e medicamentos Distribuição de medicamentos e correlatos para as UBS Dispensação de medicamentos de acordo com prescrição médica Controlar estoque de medicamentos, efetuando o controle de lotes e validade Atenção farmacêutica Organizar a limpeza das prateleiras e do setor Triar as prescrições médicas Separação de medicamentos e materiais medico hospitalares Articulação e integração com as áreas envolvidas na AF do nível central Realização e avaliação da programação anual e reprogramação trimestral dos medicamentos do Componente, básico e estratégico da AF, para as unidades sob responsabilidade da SMS, em conjunto com as equipes das UBS Assessorar as equipes da SMS nas questões relacionadas à AF Manter articulação e integração com outros municípios e órgãos Participar da elaboração das diretrizes para a organização dos serviços da farmácia básica PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Paulo Henrique da Hora Silva – Farmacêutico Alys Alyne de Lima Silva Bezerra Maria José Soares Campos
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA SERVIÇOS OFERECIDOS Recebimento de denúncia/reclamações Atendimento de denúncia/reclamações Cadastro de Estabelecimento sujeito a VISA Inspeção de Estabelecimento sujeito a VISA Licenciamento de estabelecimento sujeito a VISA Atividades educativas para Setor Regulado Atividades educativas para População Coletas de água em Sistema de abastecimento para consumo humano. Exclusão de cadastro de estabelecimento RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS O serviço é realizado pelos agentes da vigilância sanitária (visa) mediante denúncias oriundas da população ou identificadas pelos mesmos no ato do ofício no horário de 07:00h às as 13:00h na sala da vigilância. No atendimento a solicitação é identificada tanta a veracidade quanto à classificação da denúncia. Se pertencentes ao setor ou se é de atribuição de outro órgão. ATENDIMENTO DE DENÚNCIAS O serviço é realizado de forma imediata se disponível recurso material e humano devendo resguardar tanto o denunciante quanto o denunciado para evitar civilmente calúnia, injuria e difamação entre as partes. CADASTRO DE ESTABELECIMENTO SUJEITO A VISA O serviço é realizado a fim de mapear os estabelecimentos que possuem atividades de interesse da vigilância sanitária direta e indiretamente. Podemos citar como exemplo: Comércio varejista de água mineral; Comércio varejista de pães, bolos, biscoitos e similares; Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns; Comércio varejista de carnes – açougues; Comércio varejista de bebidas; Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; Restaurantes e similares; Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; Serviços ambulantes de alimentação; Serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê; Cabeleireiros, manicure e pedicure; Comércio varejista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos; Peixaria; Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários;
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Motéis; Outros alojamentos não especificados anteriormente; Educação infantil - pré-escola; Ensino fundamental; Atividades de condicionamento físico; Fabricação de gelo comum; Distribuição de água por caminhões; Educação infantil – creche; Atividade odontológica; Comércio varejista de outros artigos de uso domésticos não especificados anteriormente; Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria; Serviços de prótese dentária; Comércio varejista de medicamentos veterinários; Comércio varejista de artigos de óptica; Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza. LICENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTO SUJEITO A VISA O serviço de licenciamento é confeccionado pela Coordenação da vigilância sanitária municipal, quando o estabelecimento se encontra de acordo com as normas exigidas no Código Sanitário Municipal. INSPEÇÃO DE ESTABELECIMENTO SUJEITO A VISA O serviço é realizado nos estabelecimentos que devem ser regulados pelas normas da vigilância sanitária federal, estadual e municipal de acordo com classificação de risco. As visitas aos estabelecimentos, afim de inspeção, são feitas mediante legislação sanitária onde está prevista uma visita anual obrigatória ao local. A visita obrigatória objetiva apenas apontar os processos, a infraestrutura e os materiais que podem colocar em risco à saúde pública (população e trabalhador). Nessa ocasião, será lavrado um termo de inspeção sanitária contendo todas as medidas adotadas durante a inspeção, bem como as orientações e advertências. Existindo ainda a possibilidade de retorno ao estabelecimento provocado pelos termos previsto nos prazos acordados na primeira inspeção ou por intermédio de denúncias. Neste município a classificação cuja VISA atua está enquadrada em baixo risco e baixo risco A de acordo com a lei federal 13.874 de 20/2019 e a lei municipal 013/2011. Comércio varejista de água mineral; Comércio varejista de pães, bolos, biscoitos e similares; Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns; Comércio varejista de carnes – açougues; Comércio varejista de bebidas; Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; Restaurantes e similares; Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; Serviços ambulantes de alimentação; Serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê; Cabeleireiros, manicure e pedicure; Comércio varejista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos; Peixaria;
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários; Motéis; Outros alojamentos não especificados anteriormente; Educação infantil - pré-escola; Ensino fundamental; Atividades de condicionamento físico; Fabricação de gelo comum; Distribuição de água por caminhões; Educação infantil – creche; Atividade odontológica; Comércio varejista de outros artigos de uso domésticos não especificados anteriormente; Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria; Serviços de prótese dentária; Comércio varejista de medicamentos veterinários; Comércio varejista de artigos de óptica; Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza. ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA SETOR REGULADO O serviço é realizado através de ações de promoção e prevenção em saúde que consolidam o papel educativo na intenção de prevenir, diminuir e eliminar riscos à saúde no conjunto de estabelecimentos que são inspecionados pela visa. ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA POPULAÇÃO O serviço é realizado através de ações de promoção e prevenção em saúde que consolidam o papel educativo na intenção de prevenir, diminuir e eliminar riscos à saúde da sociedade civil organizada. A sociedade civil organizada também engloba entidades sindicais, institutos de ensino e pesquisa, cooperativas, conselhos regionais e de classe profissional e outros grupos que atuam visando beneficiar uma determinada classe. As ações além de contínuas durante as atividades de inspeção e são pactuadas estando dispostas no PAS. COLETAS DE ÁGUA EM SISTEMA DE ABASTECIMENTO PARA CONSUMO HUMANO. O serviço é realizado através da coleta de água destinada ao consumo humano que deve ser monitorada e avaliada dentro dos padrões estabelecidos de potabilidade. Foi determinada pelo Ministério da Saúde, levando em consideração a população do município, a coleta anual de 108 (cento e oito) amostras de água que são enviadas para o Laboratório Municipal de Arapiraca, quem mantem parceria com o LACEM (Laboratório central do Estado de Alagoas) onde são examinados os parâmetros de potabilidade Organoléptico, turbidez, cloro e microbiológico. Deixando claro que essa atribuição desde 2009 não faz mais parte obrigatória dos serviços da VISA; O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade. As ações do Vigiagua são
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais, e do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde. EXCLUSÃO DE CADASTRO DE ESTABELECIMENTO O serviço é realizado após a solicitação do proprietário ou averiguação pelos agentes visa do encerramento das atividades do estabelecimento. AMBIENTE LIVRE DE TABACO O serviço é realizado tanto durante as inspeções aos estabelecimentos sujeitos a VISA quanto em atividades educativas para população. Baseado na lei federal 12.546/2011 a proibição de fumar nos locais totalmente fechados, em todo o país, agora também impede o fumo nos locais parcialmente fechados em qualquer um de seus lados por uma parede, divisória, teto ou toldo. E nada de fumódromos. A lei vale também para áreas comuns de condomínios e clubes. PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Paulo Henrique da Hora Silva – Coor. Vig. Sanitária Elenizia Bezerra da Silva Maria Cláudia Ferreira
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D`ÁGUA DO CASADO-AL Rua Carlos Lacerda, s/n Centro - Olho d`Água do Casado-AL CEP: 57470-000 - CNPJ: 12.350.146/0001-46 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARTA DE SERVIÇO AOS USUÁRIOS VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA/PNI SERVIÇOS OFERECIDOS Coordenar a execução das atividades relativas à prevenção e controle de doenças e outros agravos à saúde. Elaborar e divulgar informações e análises de situação de saúde, monitorar o quadro sanitário do município e avaliar o impacto das ações de prevenção e controle de doenças e agravos para subsidiar as ações no âmbito municipal. Elaborar Boletins Epidemiológicos semestrais e informes epidemiológicos de acordo com a necessidade. Realizar ações que integrem a atenção básica e vigilância epidemiológica. Participar da elaboração, implantação e implementação de normas e métodos que fortaleçam a capacidade de gestão em saúde a nível municipal na área de vigilância epidemiológica, prevenção e controle de doenças. Propor políticas e ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social referente às áreas de epidemiologia, prevenção e controle de doenças. Coordenar a gestão dos sistemas de informação epidemiológica: SINAN, SIM, SINASC, SIPNI, ESUS-VE, MDDA, SIES, GAL. Coordenar o Programa de Imunização Municipal. Coordenar ações do programa de Hanseníase e Tuberculose. Coordenar ações do programa de Dengue. Avaliar e monitorar as ações da vacinação de rotina pela atenção básica. Todos os serviços ocorrem de segunda a quinta-feira, no horário de funcionamento da secretaria municipal de saúde (8 às 13h), rotineiramente, com extensão do horário sempre que necessário; Reuniões são programadas de acordo com a necessidade e sempre quando tem campanhas de vacinação, agendadas com antecedência; Todo o trabalho é realizado de maneira periódica e sistemática; Treinamento e educação continuada são realizados de acordo com as metas do Plano Municipal de Saúde. PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Duane Silva Rangel de Melo.