quarta-feira , 24 abril 2024
Home / Município / Dados Históricos

Dados Históricos

DADOS HISTORICOS

 

Gentílico: casadense

 

 

O município recebe esse nome devido ao fazendeiro que se chamava José de Melo Casado, cuja fazenda tinha fontes de água, e que abastecia a população, por isso dar-se o nome de Olho d´Água do Casado.

 

Até 1870 só existia na região a fazenda do agricultor Francisco Casado de Melo, onde hoje está a sede da prefeitura. Em 1877, a construção da rede ferroviária levou para lá o acampamento dos operários. O local, para os técnicos, não poderia ser melhor, porque em toda a região brotavam olhos d′água, facilitando o trabalho e a própria vida dos operários.

Depois que as obras da linha férrea e da estação terminaram o acampamento foi transferido. Nessa época já existiam algumas casas e, para garantir o povoado, foi construída uma capela em homenagem a São José, padroeiro do lugar. Os pioneiros na formação da vila foram:

João Francisco Soares, Manoel Coleta de Mello, Antônio Pinto Bandeira e Antônio

Matias.

Em 1965, o presidente Castelo Branco suspendeu o tráfego dos trens da Rede Ferroviária, causando um impacto muito grande à região. Nessa época, começou a ser construída a AL-225,concluída em 1974. Alguns anos depois a rodovia AL-220, que passou por Olho D′água do Casado, mudou a rotina do povoado. O desenvolvimento já era grande porque havia comunicação entre as regiões.

Com o progresso veio o movimento pela emancipação. Eliseu Maia, Adeval Tenório, Vítor Barbosa, José Pereira Leite e Pedro Gomes Pereira foram os líderes. Em 1962, Olho D′água do Casado se tornou município, através da Lei 2.459.

Com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, o município ganhou dois grandes atrativos: o belo Riacho do Talhado (recanto do rio São Francisco, próprio para um banho, a quase 80m de profundidade) e alguns sítios arqueológicos. Entre as festividades, destacam-se a festa do padroeiro, as festas juninas, a da Emancipação (21 de setembro) e a do Caju (novembro), todas sempre animadas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Olhos D′água do Casado ex-povoado, pela lei nº

1473, de 17-09-1949. Subordinado ao município de Piranhas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Olhos D′água do Casado, figura no município de Piranhas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.Elevado à categoria de município com a denominação de Olhos D′água do Casado, pela lei estadual nº 2962, de 22-08-1962, desmembrado de Piranhas. Sede no atual distrito de OlhoD′àgua do Casado ex-Olhos da água Casado. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-091962.Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Ratificação da Grafia

Olhos D′água do Casado para Olho D′água do Casado alterado, pela lei estadual nº 2962, de 22-08-1962.

Fonte: IBGE