quinta-feira , 25 abril 2024
Home / Município / Dados Geográficos

Dados Geográficos

DADOS GEOGRÁFICOS

Localização e Acesso

O município de Olho D’ Água do Casado está localizado na região oeste do estado de Alagoas, limitando-se a norte com os municípios de Inhapi e Água Branca, a sul com Canindé do São Francisco (SE) (Rio São Francisco), a leste com Piranhas e a oeste com Delmiro Gouveia e Água Branca.

A área municipal ocupa 322,8 km2 (1,16% de AL), inserida na mesorregião do Sertão Alagoano e na microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco, predominantemente na Folha Delmiro Gouveia (SC.24-X-C-III) e parcialmente na Folha Piranhas (SC.24-X-C-VI), ambas na escala 1:100.000, editadas pelo MINTER/SUDENE em 1996.

A sede do município tem uma altitude aproximada de 230 m e coordenadas geográficas de 9°30’03’’ de latitude sul e 37°49’56’’ de longitude oeste. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL- 220, com percurso em torno de 271,60 km .

Aspectos Fisiográficos

O município de Olho Dágua do Casado tem inserida uma pequena parte de sua área na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja (cerca de 35 %), que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. A maior parte de sua área est á inserida na unidade geoambiental do Planalto da Borborema (cerca de 65%)’, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros, apresentando relevo geralmente bastante movimentado, com vales profundos e estreitos. A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão de novembro a março. O período chuvoso do inverno inicia em abril com término em agosto.

A precipitação média anual é de 431,8mm.

 Com respeitos aos solos, nos patamares compridos e baixas vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; topos e altas vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; topos e altas vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos,drenados e fertilidade natural média e as elevações residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

RECURSOS HÍDRICOS

 Águas Superficiais O município de Olho d’ Água do Casado está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, que limita o município a sul. Todos os seus afluentes e sub-afluentes são intermitentes. Seus principais tributários s ão os riachos: Seco, das Pombas, Maniva, das Barracas, Pia do Gato, do Mangote, Talhado, das Águas Mortas, do Velho e dos Porcos. O padrão de drenagem predominante é o pinado, uma variação do dendrítico e com sentido preferencial NNE-SSW. O sistema fluvial deságua no Rio São Francisco.